Granado

Questões mais detalhadas sobre como as marcas vencedoras conduziram suas ações e como elas percebem as expectativas para um novo tempo, pós-pandemia.

Perguntas

 

ABMN:  O crescimento do e-commerce alcançou grande parte dos segmentos de negócios. Como a Granado espera surfar nessa onda nos próximos anos, que já começou forte em 2020? Até onde a participação das vendas digitais pode chegar nos próximos 3 anos? 

Granado:: Durante a pandemia nosso posicionamento foi soft sell, ou seja, a Granado estava preocupada com as dores dos nossos consumidores. Procuramos nos aproximar ainda mais deles, oferecer conteúdos especiais, principalmente através das mídias sociais e blogs. A conversão e fidelização acabou acontecendo naturalmente. O e-commerce da Granado já vinha crescendo a um ritmo bem forte e era a nossa loja nº1 em vendas entre mais de 80 lojas. A previsão para 2021 é um aumento considerável de investimentos em software, branded content, mão de obra e mídia on line.

 

ABMN: A associação da marca Granado com a corrida virtual – com uma procura tão intensa em tão pouco tempo – mostra seu poder de atração junto ao público corredor. Este movimento poderá ganhar tração e firmar um canal de comunicação mais dirigido e uma agenda regular? 

Granado: De fato temos uma forte conexão com o público corredor, principalmente o feminino que representou 73% das inscrições. Mas essa conexão é um trabalho de longo prazo, já apoiamos a Maratona do Rio, Circuito Track`n Field e em 2019 realizamos a primeira corrida Granado Pink, que foi um sucesso! É um público que temos produtos específicos para cuidados dos pés e pernas na linha Granado Pink e na linha Antisséptica Granado.

A pandemia acabou mudando nossos planos, nos tirou da nossa zona de conforto, mas no final foi bom pois ajudou a pensarmos formatos diferentes de ativação, com presença física e no digital, e em todo o Brasil. A Corrida Virtual Granado foi um risco por se tratar da primeira grande corrida virtual, mas se mostrou um sucesso, quase triplicamos o número inicial de inscrições previstas. Para 2020 esperávamos criar um circuito com etapas em outras regiões do Brasil e realizar uma grande corrida no Rio em homenagem aos 150 anos da Granado. Esses planos permanecem para 2021, com certeza faremos mais corridas autorais e participaremos como parceiros de outras, sempre focando na melhor experiência dos atletas com a Granado.

 

ABMN: A tomada de decisão em pronta resposta é um fator de diferenciação competitiva. E a Granado mostrou, neste ano de exceção, que está à vontade com essa característica. Como a Granado a incorpora em sua estratégia e em sua estrutura?  

Granado: Sim, temos nosso planejamento estratégico, mas essa agilidade é uma característica da empresa. Por esse motivo realmente nos sentimos confortáveis. As tomadas de decisões foram rápidas também porque entendemos que o momento pedia essa agilidade. No marketing especificamente temos muita liberdade para propor coisas novas, somos estimulados a pensar fora da caixa sempre. Essa tomada de decisão rápida permite nos adaptarmos a diferentes cenários e a aproveitar as muitas oportunidades que aparecem. A área de desenvolvimento de produto foi outra que exemplificou bem essa agilidade nesse ano com lançamento de álcool, sabonetes e lenços antissépticos.

 

ABMN: Que outras ações relevantes a Granado conduziu ao longo do ano?

Granado:

Ação thread no Twitter de divulgação sobre a importância da higiene das mãos. 

Com o conceito de “não importa o sabonete, o importante é lavar as mãos” – participamos de uma parceria inédita entre: Granado, Phebo, Dove, O Boticártio, Natura, Johnson, Lux e Rexona

 

Reinventando a Rotina no Instagram

Durante a pandemia fizemos uma série com mais de 50 vídeos com dicas para ultrapassarmos o momento com leveza e bem-estar.  Foram produzidas também cerca de 40 lives.

 

Implementação dos blogs Granado e Granado Bebê. 

Durante a pandemia aumentamos o investimento em branded content, de maneira que nos aproximamos ainda mais dos nossos consumidores.

 

Workshop Bebê Virtual Cuidados com o Bebê em 2 módulos: Banho e Amamentação. 

Esse evento era presencial, fazia muito sucesso. Pensando em não deixar as gestantes da pandemia sem o conteúdo, gravamos o curso em um estúdio e disponibilizamos on line.

 

Yoga Pink no bondinho do Pão de Açúcar.

O evento se trata de uma manhã dedicada ao bem-estar das mulheres com a prática de uma aula de Yoga exclusiva, sempre em uma locação especial e pouco explorada. Além da aula, são oferecidos serviços de esmaltação, massagem e café da manhã. E com a pandemia, o evento realizou algumas implementações como as normas de distanciamento entre as convidadas, uso de máscaras e disponibilização em diversos pontos de totens de álcool em gel.

 

Parceria Bondinho Pão de Açúcar

Disponibilizamos diversos totens de álcool em gel por todo o Pão de Açúcar e fizemos banheiros temáticos. Cada banheiro é uma experiência imersiva e diferente com a história da Granado. Fizemos também uma exposição de embalagens e propagandas antigas, além de repetir a ação com artistas personalizando totens com o Polvilho Antisséptico.

Outro ponto de destaque foi que subimos um trailer da Granado Pink pendurado no bondinho. Nesse trailler aconteciam sessões de reflexologia nas mãos e esmaltação através de janelas, respeitando todas as normas de segurança contra a Covid-19. Essa mesma ação foi replicada no Barra Shopping, no Rio e Shopping Eldorado em São Paulo.

 

Eventos bebê

Ações dedicadas a animar as crianças e seus familiares com muita música, brincadeiras, peças teatrais e garantindo sempre a presença dos mascotes da linha bebê: Pelúcio e Pablo.

Com a pandemia, adotamos um novo formato respeitando todas as medidas de segurança e criamos máscaras infantis temáticas, com o intuito de cativar os pequenos a se proteger. Agora as crianças poderão estar mais próximas ao Pelúcio e estarão protegidas.

 

Visita Virtual da Exposição Granado 150 anos: a história da botica mais tradicional do Brasil

Esse era o ano mais importante da nossa história e infelizmente nossa exposição só ficou aberta por 2 meses. Ainda no primeiro mês da quarentena transformamos ela em on line, com uma visita guiada com a apresentado Daniela Christopher e criação do hotsite granado150anos.com.br. Quem quiser também pode visitar a exposição através das páginas do hot site ou através de um tour 360º (estilo Street View).

 

Exposição e distribuição de álcool no Aeroporto do Galeão

Como o Museu Histórico Nacional ficou fechado, levamos parte da exposição para o aeroporto do Galeão e chamamos diversos artistas para personalizar totens do Polvilho Antisséptico, transformando eles em verdadeiras obras de arte. A fim de garantir a segurança de todos os passageiros e funcionários no Aeroporto Internacional Tom Jobim, foi estabelecida uma parceria entre o RioGaleão, Granado Pharmácias e Eletromídia onde pelos principais pontos do aeroporto foi possível encontrar nossos totens de álcool em gel e garantir a proteção de todos.

 

Lançamento Flor de Cajueiro

Devido ao público não poder sentir a fragrância nas lojas, apostamos na apresentação da fragrância com 7 abordagens diferentes:

– Live exclusiva para 30 convidados com a renomada chef Renata Vanzetto

– Press kit para 50 Influenciadores: relatos reais que geram desejo, credibilidade

– 3 influenciadores pagos do grupo FHits: conteúdo brifado e pré-aprovado

abrangendo de forma natural o conceito e principais informações do perfume

– vídeo conceito: as inspirações por trás da fragrância

– IG TV com especialista em perfumes: técnica, evolução, valorização das matérias-primas e notas olfativas – 2.753 visualizações

– matéria no blog: conteúdo estratégico com base em palavras-chaves, buscando responder às dúvidas mais frequentes do Google

– Playlist com músicas brasileiras envolventes e conceitos do perfume

 

Mídia

Durante a pandemia aumentamos consideravelmente nossos investimento na mídia on line, porém, não abandonamos as mídias tradicionais. Na verdade aumentamos o investimento em mídia impressa e no OOH, fazendo campanhas nacionais em todas as grandes capitais do país. Nesse ano também veiculamos campanhas no History Chanel, Discovery Kids e Globo.

 

Loja virtual 360º

Transformamos as principais lojas da Granado em verdadeiras lojas virtuais. O cliente pode entrar na loja e fazer um tour 360º como se estivesse dentro da loja e comprar direto da prateleira da loja virtual para o carrinho do nosso site.