Regulamento

1.1. Serão atribuídos prêmios para as seguintes categorias:

A – Comunicação Integrada

Desenvolvimento de ações integradas de comunicação que tenham feito uso de múltiplos canais – tendo como parte da estratégia, a ação conjunta nos ambientes On e Off line-, e se destacado pela criatividade e resultados alcançados, englobando a consolidação da imagem da própria marca ou a de seus clientes, nos mercados nacional e internacional, junto aos principais stakeholders da organização.

B – Marketing Digital

Projetos bem-sucedidos que tiveram o ambiente digital como principal fator de diferenciação, que apresentem características de inovação, originalidade e se destaquem pelos resultados alcançados. Consideram-se todas as iniciativas digitais como aplicativos (ou App´s), jogos e ações de entretenimento, sites ou hotsites, display, links patrocinados e mídias sociais, seja via computadores, seja via mobile (celulares, smartphones, tablets).

C – Marketing Institucional

Programas, campanhas, projetos e ações voltadas a criar e desenvolver uma identidade e projetar uma imagem ou estabelecer posicionamento diferenciado da empresa no mercado.

D – Marketing Promocional

Estratégias e técnicas bem-sucedidas voltadas a iniciativas mercadológicas (de cunho cultural, esportivo, comercial) ou, ainda, fortalecimento da imagem de marca, evento ou de instituição nos mercados global e local.

E – Produto

Desenvolvimento e lançamento de um produto (ou família de produtos) ou estratégia de sucesso na consolidação de imagem da marca de produtos já existentes, nos mercados interno e externo. Essa categoria também contempla estratégias de desenvolvimento de produtos no conceito de ecodesign e “design thinking”.

F – Marketing de Relacionamento

Nesta categoria, serão premiadas as estratégias e táticas de estreitamento de laços com os clientes que se utilizam dos dados de compra, preferências e satisfação dos clientes nos vários canais que ela possui para se diferenciar de seus concorrentes.

G – Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Programas ou campanhas de cunho educacional, social, cultural ou ambiental, de iniciativa privada ou pública. Podem ser premiadas empresas com incentivo ao consumo consciente ou campanhas que investem em práticas sustentáveis, estimulam projetos educacionais, entre outros. Essa categoria engloba ainda ações “ecoeficientes”.

H – Branded Content

Estratégias e práticas de associação da marca a conteúdo relevante para seus diversos públicos. Nesta categoria pode-se fazer uso de todas as mídias – desde o rádio, a impressa e a eletrônica, até aquelas do ambiente digital. Faz parte desta iniciativa apresentar a evolução da conexão com os vários públicos, mostrando a visibilidade crescente da marca/ produto e do próprio conteúdo associado.

I – Esportes

Programas e ações que utilizam o esporte como meio de agregar, fortalecer, construir, ampliar e/ou preservar a imagem institucional, personalidade, serviços, marca ou produto. Projetos ou campanhas que tenham no estímulo à prática do esporte, tanto amador, quanto profissional, que promovam a modalidade, os atletas e a cultura do espírito esportivo. Essa categoria engloba também a gestão empresarial de clubes, academias, a elaboração de campeonatos das várias modalidades, como também os projetos ou campanhas que tenham no estímulo à prática do esporte.

1.2. Não há obrigatoriedade de premiar todas as categorias.

2.1. Os casos serão distribuídos a uma banca de avaliadores formada por experientes profissionais do mercado, sob a condição de não serem concorrentes, funcionários ou prestadores de serviço da empresa inscrita. Cada caso é avaliado por quatro jurados – que atribuem notas e sua respectiva exposição de motivos.  Em caso de excepcionalidade, quer seja pela inovação, quer seja pela qualidade dos resultados alcançados, cada jurado indicará se o caso é “merecedor de Destaque da categoria”.

2.2. Concluída a etapa 2.1, os casos indicados com “Originals” – por no mínimo dois jurados – serão submetidos ao Top Committee, atualmente com 4 integrantes, que devem corroborar (ou não) tais indicações.  Quando dois ou mais integrantes concordarem, aí então o caso receberá tal distinção.

2.3. Durante o processo de avaliação, a Comissão Julgadora poderá solicitar informações complementares sobre os casos em análise.

  • Inovação em qualquer fundamento das estratégias de Marketing que tenha contribuído para o resultado alcançado;
  • Adequação, ousadia e criatividade das estratégias empregadas;
  • Qualidade e criatividade na seleção e aplicação das ferramentas de marketing, a sinergia nas ações táticas, aderência com a estratégia e posicionamento, e a obtenção de resultados;
  • Posicionamento mercadológico e conceitual que agregam valor à marca;
  • Indicadores que mostrem melhores resultados empresariais (por exemplo):
    • Aumento na participação de mercado;
    • Rentabilidade;
    • Reputação;
    • Inovações tecnológicas;
    • Boas práticas de governança corporativa;
    • Medidas sociais e ambientais para a competitividade e sustentabilidade da empresa.
  • Especificamente na categoria Responsabilidade Social e Sustentabilidade, serão avaliadas as características inovadoras e de referência das ações socioambientais, considerando os impactos positivos gerados para ela, para a comunidade local, a sociedade e o ambiente de competitividade e produtividade em que a empresa está inserida.

3.1. O júri, através de seus membros, dará a ponderação a esses critérios no processo de julgamento.

4.1. Cada categoria poderá ter até TRÊS VENCEDORES que receberão um comunicado oficial da ABMN previamente à data do evento. E, no dia, serão agraciados com o troféu “Marketing Contemporâneo”.

4.2. Dentre os premiados será definido primordialmente 1 (um) vencedor do troféu “Originals” de cada categoria e sua revelação será feita no dia da solenidade.

4.3 . A ABMN não tem obrigatoriedade de premiar as categorias cujos inscritos não alcancem a pontuação mínima.

4.4. As empresas vencedoras receberão seus prêmios através de membro da sua Diretoria ou representante por ela indicado.

4.5. Em nenhuma hipótese haverá divulgação dos casos não premiados. Também, a ABMN não tornará pública a relação dos concorrentes inscritos.

5.1. A empresa candidata poderá inscrever casos ou ações de marketing implementadas nos ÚLTIMOS QUATRO ANOS e que tenham notadamente contribuído para seu desempenho empresarial.

5.2. Poderá candidatar-se ao “Prêmio Marketing Contemporâneo” qualquer empresa instalada no País, que venha a se inscrever em conformidade com o Regulamento do Prêmio, disponível no site www.premiomktcontemporaneo.com.br.

5.3. O Comitê Executivo do “Prêmio Marketing Contemporâneo” é coordenado pelo Presidente do Conselho Superior, membros de sua Diretoria Executiva e convidados especiais.

5.4. A ABMN também poderá convidar empresas que, notoriamente, se destacarem no período, que forem identificadas junto a públicos formadores de opinião e publicações especializadas, para se inscreverem no prêmio.

6.1. A inscrição no “Prêmio Marketing Contemporâneo 2016” implica na ciência e concordância das condições e normas do presente regulamento, por parte da empresa candidata.

6.2. Valor da inscrição, por caso inscrito.  Neste ano, haverá descontos progressivos para aquelas empresas que desejarem inscrever mais que um caso, conforme a tabela abaixo.

1

6.3. O prazo limite da inscrição: Vide Cronograma no item 11.

6.4. Formas de pagamento da inscrição – boleto bancário, DOC ou TED para:

• Associação Brasileira de Marketing & Negócios;
• Itaú Unibanco, nº 341;
• Agência: Ipanema nº 8476;
• Conta Corrente: nº 07599-2

6.5. Para cada empresa inscrita (independente do número de cases inscritos) será concedido 1 (um) de convite para a cerimônia de premiação.

6.6. Ficha de Inscrição: via cadastro no site: premiomktcontemporaneo.com.br/inscreva-se/

 

O não cumprimento do especificado no item 7.1 poderá  resultar na desclassificação do caso

7.1. Relatório de Participação

Após a inscrição, os participantes apresentarão um relatório que deverá seguir obrigatoriamente o modelo abaixo discriminado.


ESTRUTURA

  • Síntese do caso (entre 20 e 30 linhas);
  • Introdução – breve apresentação institucional da empresa;
  • Cenário – análise do ambiente, fatores críticos de sucesso, riscos e oportunidades;
  • Soluções – estratégias e ações implantadas, descrição da operacionalização das ações e elementos que mereçam destaque na forma como os processos foram gerenciados;
  • Resultados – informações qualitativas e quantitativas, quanto aos impactos positivos na imagem da marca e posicionamento da empresa no mercado. A fim de preservar dados sigilosos da concorrência, os resultados podem ser apresentados em percentuais de incremento sobre o negócio;

─  Gráficos e/ou tabelas necessários para a exposição do caso, se apresentados, deverão ser considerados dentro do total de páginas do Relatório de Participação;

  • Anexos:

─  Cópias das peças publicitárias, institucionais e/ou materiais de comunicação (até 8MB) –  vídeos e peças com link para download, devem estar disponíveis até 31/12/16.

 

FORMATO

  • Nº de páginas: 08 (mínimo) a 15 (mínimo) – Anexos não são computados;
  • Rodapé (em todas) com o texto: “ PRÊMIO MARKETING CONTEMPORÂNEO -2016 – ABMN”
  • Tipo e tamanho do arquivo: formato PDF (até 8MB) – Anexos não são computados;
  • Logomarca da empresa candidata – em policromia e meio digital (plataforma PC), nas extensões de CorelDraw (CDR) ou Adobe Illustrator (AI).

 

(Opcional)

  • Filme publicitário e/ou institucional – (enviados através de link –Youtube ou Vimeo); Vídeos e peças com link para download, devem estar disponíveis até 31/12/2016, em arquivos .MOV ou .AVI com até 100MB.

 

FORMA DE ENVIO

Via  sistema de upload. Clique aqui se você já se cadastrou


7.2. Prazo de Entrega: vide cronograma.

7.3. Consideração: Não haverá devolução dos casos inscritos.

8.1. As empresas classificadas como vencedoras se comprometem a adquirir um mínimo de 20 convites.

8.2. O valor unitário do convite para as empresas finalistas e para associados é de R$ 360,00. Para demais empresas o valor é de R$ 420,00;

8.3. O prazo máximo para adquirir os convites é até 5 dias úteis antes do evento.

A ABMN promoverá ampla divulgação do “Prêmio Marketing Contemporâneo”. E, se reserva o direito de publicar e divulgar os cases vencedores, em qualquer mídia, nos eventos promovidos pela entidade – tanto no Brasil quanto no exterior-, e disponibilizá-los no Infomarketing (acervo  digital da ABMN).

10.1. A conduta de manifestação das torcidas será regida por regulamento interno da ABMN. Solicite o regulamento.

10.2. Eventuais dúvidas e questões não definidas neste regulamento serão resolvidas pela Diretoria da ABMN.

10.3. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (21) 2540-0890, ou pelo e-mail:  premio@abmn.com.br

11.1. Inscrições: até a 3ª Semana de Outubro/2016

11.2. Entrega do Relatório: até a 4ª Semana de Outubro/2016

11.3. Julgamento: até 1ª Semana de Novembro/2016

11.4. Comunicação dos Vencedores: 1ª Semana de Novembro/2016

11.5. Solenidade de Entrega dos Prêmios: 30 de Novembro/2016

 

*sujeita a alteração