Regulamento

1.1. A empresa candidata poderá inscrever cases implementados nos últimos quatro anos e que tenham notadamente contribuído para seu desempenho empresarial.

1.2. Poderá candidatar-se ao “Prêmio Marketing Contemporâneo” qualquer empresa instalada no País, que venha a se inscrever em conformidade com o Regulamento do Prêmio, disponível no site www.premiomktcontemporaneo.com.br.

1.3. O Comitê Executivo do “Prêmio Marketing Contemporâneo” é coordenado pelo Presidente do Conselho Superior, membros de sua Diretoria Executiva e convidados especiais.

1.4. A ABMN também poderá reconhecer empresas que, notoriamente, tenham se destacado no período, ou que tenham sido identificadas junto a públicos formadores de opinião e publicações especializadas (curadoria de conteúdo da Entidade).

2.1. Serão atribuídos prêmios para as seguintes categorias:

A – Comunicação Integrada
Desenvolvimento de ações integradas de comunicação que tenham feito uso de múltiplos canais – tendo como parte da estratégia, a ação conjunta nos ambientes On e Off line-, e se destacado pela criatividade e resultados alcançados, englobando a consolidação da imagem da própria marca ou a de seus clientes, nos mercados nacional e internacional, junto aos principais stakeholders da organização.
B – Marketing Digital
Projetos bem-sucedidos que tiveram o ambiente digital como principal fator de diferenciação, que apresentem características de inovação, originalidade e se destaquem pelos resultados alcançados. Consideram-se todas as iniciativas digitais como aplicativos (ou App´s), jogos e ações de entretenimento, sites ou hotsites, display, links patrocinados e mídias sociais, seja via computadores, seja via mobile (celulares, smartphones, tablets).
C – Marketing Institucional
Programas, campanhas, projetos e ações voltadas a criar e desenvolver uma identidade e projetar uma imagem ou estabelecer posicionamento diferenciado da empresa no mercado.
D – Marketing Promocional
Estratégias e técnicas bem-sucedidas voltadas a iniciativas mercadológicas (de cunho cultural, esportivo, comercial) ou, ainda, fortalecimento da imagem de marca, evento ou de instituição nos mercados global e local.
E – Produto
Desenvolvimento e lançamento de um produto (ou família de produtos) ou estratégia de sucesso na consolidação de imagem da marca de produtos já existentes, nos mercados interno e externo. Essa categoria também contempla estratégias de desenvolvimento de produtos no conceito de ecodesign e “design thinking”.
F – Marketing de Relacionamento
Nesta categoria, serão premiadas as estratégias e táticas que fortalecem os laços da empresa com seus vários públicos, quer sejam clientes e consumidores, quer sejam colaboradores, trade, rede de consultores, franqueados e fornecedores. O uso planejado de informações que permitem reconhecer em detalhes a jornada de cada cliente em todos os canais, suas preferências e seu nível de satisfação, é peça-chave para desenvolver caminhos que resultem em experiências relevantes e marcantes com ganhos que demonstrem os objetivos alcançados.
G – Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Programas ou campanhas de cunho educacional, social, esportivo, cultural ou ambiental, de iniciativa privada ou pública. Podem ser premiadas empresas com incentivo ao consumo consciente ou campanhas que investem em práticas sustentáveis, estimulam projetos educacionais, esportivos entre outros. Essa categoria engloba ainda ações “ecoeficientes”.
H – Branded Content
Estratégias e práticas de associação da marca a conteúdo relevante para seus diversos públicos. Nesta categoria pode-se fazer uso de todas as mídias – desde o rádio, a impressa e a eletrônica, até aquelas do ambiente digital. Faz parte desta iniciativa apresentar a evolução da conexão com os vários públicos, mostrando a visibilidade crescente da marca/ produto e do próprio conteúdo associado.
I – Personalidades Inspiradoras
Pessoas que, por suas conquistas e lições de liderança em suas áreas de atuação, nos contam histórias e experiências que transformaram o mercado.

  • Mulheres Líderes – mulheres em cargos de comando que reconhecidamente trazem estilos de gestão diferenciados e positivos nas organizações em que atuam.
  • Jovens Executivos – empreendedores ou CEO´s que imprimem sua marca têm uma visão ampla do mercado em que atuam e são tão motivados pelos valores quanto pelos resultados.
  • Líderes Icônicos – profissionais de destaque que, ao longo de suas respectivas trajetórias, construíram uma imagem admirável dentro e/ ou fora do(s) segmento(s) em que atuam(aram).

Nesta categoria não há o procedimento de inscrição de casos. As personalidades são identificadas por profissionais do mercado e escolhidas pela direção da ABMN.

2.2. Não há obrigatoriedade de premiar todas as categorias.

Existem dois tipos de premiação – resultante do processo de julgamento em duas etapas:
– os Vencedores;
– os Originals.

3.1. Cada categoria pode ter até quatro Vencedores e, encerrada a primeira etapa de julgamento, estes receberão da ABMN um comunicado oficial sobre sua conquista, previamente à data do evento. No dia da solenidade eles serão agraciados com o troféu “Marketing Contemporâneo”. Vale ressaltar que não há distinção de ranking entre os Vencedores.

3.2. Conforme o resultado da primeira etapa do julgamento, dentre os Vencedores de cada Categoria poderá sair o destaque ganhador do troféu “Originals”. Sua revelação será feita exclusivamente no dia da solenidade. Pode haver mais de um ganhador – conforme a avaliação do Top Committee (item 4.2).

3.3 . A ABMN não tem obrigatoriedade de premiar as categorias cujos inscritos não alcancem a pontuação mínima.

3.4. As empresas vencedoras receberão seus prêmios através de membro da sua Diretoria ou representante por ela indicado.

3.5. Em nenhuma hipótese haverá divulgação dos casos não premiados. Também, a ABMN não tornará pública a relação dos concorrentes inscritos.

3.1. O júri, através de seus membros, dará a ponderação a esses critérios no processo de julgamento.

O julgamento dos cases do Prêmio Marketing Contemporâneo é realizado em duas etapas:
– na primeira (item 4.1), todos os cases são avaliados por uma banca de jurados – de onde saem “os Vencedores”;
– na seguinte (item 4.2), dentre os Vencedores, são identificados os cases que devem ser avaliados pelo Top Committee – de onde saem os “Originals”.

4.1. Os casos são distribuídos a uma banca de avaliadores formada por experientes profissionais do mercado, sob a condição de não serem concorrentes, funcionários ou prestadores de serviço da empresa que estão avaliando. Cada caso é avaliado por quatro jurados que: a) atribuem notas, dentre 4 graduações possíveis (“Fraco”, “Regular”, “Bom”, “Forte”); b) àqueles casos com notas máximas, impõe-se uma questão: “ – o caso apresenta, em sua opinião, características de distinção daquilo que é feito no mercado – quer seja pela inovação, quer seja pela qualidade dos resultados alcançados?”–; caso positivo eles fazem sua “indicação a Originals”, na Categoria em que está inscrito; e c) redigem sua justificativa expondo os motivos de sua nota e, principalmente, de sua indicação à distinção de “Originals”.

4.2. Concluída a etapa anterior, somente aqueles casos com, no mínimo, duas indicações a “Originals” serão submetidos ao Top Committee, atualmente com 5 integrantes, que podem corroborar – ou não – tais indicações. Quando dois ou mais integrantes concordarem, aí então o caso terá confirmada sua distinção e ganhará o troféu “Originals” dentro da Categoria.

4.3. Durante o processo de avaliação, a Comissão Julgadora poderá solicitar informações complementares sobre os casos em análise.

  • Inovação em qualquer fundamento das estratégias de Marketing que tenha contribuído para o resultado alcançado;
  • Adequação, ousadia e criatividade das estratégias empregadas;
  • Qualidade e criatividade na seleção e aplicação das ferramentas de marketing, a sinergia nas ações táticas, aderência com a estratégia e posicionamento, e a obtenção de resultados;
  • Posicionamento mercadológico e conceitual que agregam valor à marca;
  • Indicadores que mostrem melhores resultados empresariais (por exemplo):
    • Aumento na participação de mercado;
    • Rentabilidade;
    • Reputação;
    • Inovações tecnológicas;
    • Boas práticas de governança corporativa;
    • Medidas sociais e ambientais para a competitividade e sustentabilidade da empresa.
  • Especificamente na categoria Responsabilidade Social e Sustentabilidade, serão avaliadas, também, as características inovadoras e de referência das ações socioambientais, considerando os impactos positivos gerados para ela, para a comunidade local, a sociedade e o ambiente de competitividade e produtividade em que a empresa está inserida.

5.1. O júri, através de seus membros, dará a ponderação a esses critérios no processo de julgamento.

O não cumprimento do especificado no item 6.1 poderá resultar na desclassificação do caso.
6.1. Relatório de Participação

Após a inscrição, os participantes apresentarão um relatório que deverá seguir obrigatoriamente o modelo abaixo discriminado.

ESTRUTURA DO RELATÓRIO

  • Síntese do caso (entre 20 e 30 linhas);
  • Introdução – breve apresentação institucional da empresa;
  • Cenário – análise do ambiente, fatores críticos de sucesso, riscos e oportunidades;
  • Soluções – estratégias e ações implantadas, descrição da operacionalização das ações e elementos que mereçam destaque na forma como os processos foram gerenciados;
  • Resultados – informações qualitativas e quantitativas, quanto aos impactos positivos na imagem da marca e posicionamento da empresa no mercado. A fim de preservar dados sigilosos da concorrência, os resultados podem ser apresentados em percentuais de incremento sobre o negócio;
    Observação: Gráficos e/ou tabelas necessários para a exposição do caso, se apresentados, devem ser considerados dentro do total de páginas do Relatório de Participação.

FORMATO DO RELATÓRIO

  • Nº de páginas: 8 (mínimo) a 15 (máximo) – Anexos não são computados;
  • Rodapé (em todas) com o texto: “ PRÊMIO MARKETING CONTEMPORÂNEO -2018 – ABMN”
  • Tipo e tamanho do arquivo: formato PDF (até 8MB) – Anexos não são computados;
  • Logomarca da empresa candidata – em policromia e meio digital (plataforma PC), nas extensões de Adobe Illustrator (AI), PDF ou PNG.

ANEXOS

  • Cópias das peças publicitárias, institucionais e/ou materiais de comunicação, veiculadas em quaisquer meios
  • Filme publicitário e/ou institucional

FORMATO DOS ANEXOS

  • Vídeos – (enviados através de link –Youtube ou Vimeo);
  • Peças publicitárias e/ou materiais de comunicação acima de 8MB deverão ser enviados por link para download, permanecendo disponíveis até 20/12/2018.

FORMA DE ENVIO

Via sistema de upload clicando aqui.

6.2. Prazo de Entrega: vide cronograma disponível clicando aqui.

6.3. Consideração: Não haverá devolução dos casos inscritos.

7.1. A inscrição no Prêmio Marketing Contemporâneo 2018 implica na ciência e concordância das condições e normas do presente regulamento, por parte da empresa candidata.

7.2. No valor da inscrição são aplicados descontos progressivos para aquelas empresas que inscreverem mais de um caso, conforme a tabela abaixo.

 

 

7.3. O prazo limite da inscrição: Vide Cronograma no item 11. Saiba mais aqui.

7.4. Formas de pagamento da inscrição – boleto bancário, DOC ou TED para:

  • Associação Brasileira de Marketing & Negócios;
  • Itaú Unibanco, nº 341;
  • Agência: Ipanema nº 8476;
  • Conta Corrente: nº 07599-2

7.5. Ficha de Inscrição: via cadastro clicando aqui.

8.1. As empresas classificadas como vencedoras se comprometem a adquirir um mínimo de 20 convites.

8.2. O valor unitário do convite para as empresas finalistas e para associados é de R$ 360,00. Para as demais empresas o valor é de R$ 420,00;

8.3. O prazo máximo para adquirir os convites é até 5 dias úteis antes do evento.

A ABMN promoverá ampla divulgação do “Prêmio Marketing Contemporâneo”. E, se reserva o direito de publicar e divulgar os cases vencedores, em qualquer mídia, nos eventos promovidos pela entidade – tanto no Brasil quanto no exterior-, e disponibilizá-los no Infomarketing (acervo digital da ABMN).

10.1. A conduta de manifestação das torcidas será regida por regulamento interno da ABMN. Solicite o regulamento.

10.2. Eventuais dúvidas e questões não definidas neste regulamento serão resolvidas pela Diretoria da ABMN.

10.3. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (21) 2540-0890, ou pelo e-mail: premio@abmn.com.br

11.1. Inscrições: até 31 de outubro/2018
11.2. Entrega do Relatório de Participação: até 14/11/2018
11.3. Julgamento: até 3ª semana de novembro/2018
11.4. Comunicação as Empresas Inscritas: até dia 23/11/2018
11.5. Reserva de Convite: até a 4ª semana de novembro/2018
11.6. Solenidade de entrega dos prêmios: 10 de dezembro de 2018

*sujeita a alteração