Vencedores

A magia das narrativas continua…

Em um cenário tão atípico como 2020, de crise mundial simultânea de múltiplas dimensões com efeitos em todos os setores de negócios, a ABMN reconheceu empresas que conseguiram recriar suas narrativas.

Claro, Granado, Ipiranga, Microsoft, Polenghi e TIM são as marcas vencedoras dessa EDIÇÃO ESPECIAL DO PRÊMIO MARKETING CONTEMPORÂNEO. Este seleto grupo de empresas atuou de maneira exemplar em seus segmentos.

Mostraram que em tempos difíceis seu papel como ente social é de protagonismo, o planejamento estratégico é vital, o marketing e a inovação são chaves para manterem-se competitivas e a agilidade na tomada de decisão é uma força poderosa para manter o ritmo das operações.

Tempos difíceis requerem decisões mais ágeis e foco no cliente. Assim, a Claro pôs à disposição de seus clientes mais serviços – tanto em conteúdo, quanto em conexão – para melhorar a comunicação entre as pessoas, o acesso à informação e entretenimento. Ofereceu infraestrutura e ambientes – como Hub Claro Empresas, Webex Meeting, acesso ao Microsoft Teams, Pacote Passaporte–, para estimular negócios a continuarem operando e manterem empregos. Conduziu ações sociais como o auxílio na campanha de arrecadação para o projeto Mães da Favela e o Push do Bem – que comunica os comércios que fazem entregas na região próxima daqueles conectados à rede NET Claro Wifi. E reforçando o posicionamento estratégico e o foco no cliente, entrou no início da era 5G. A rede 5G DSS da Claro, que começou com cobertura em São Paulo e no Rio de Janeiro, já é uma realidade e a cada dia beneficia mais clientes, à medida que os novos dispositivos cheguem ao mercado.

Neste momento crítico na história do país e de milhões de pessoas que tiveram suas vidas fortemente alteradas, a Claro trouxe conforto, mais entretenimento e bons motivos para o convívio entre os moradores de milhões de famílias.

Carioca da gema, desde 1870 a Granado constrói sua história de cuidados com a saúde, beleza e bem-estar dos brasileiros, e sua relação com o público sempre foi de dedicação e responsabilidade.

A combinação de ações de pronta resposta, logo no início da pandemia – dirigiu suas primeiras ações aos mais vulneráveis, doando produtos e apoiando entidades para alastrar a consciência e a prática de cuidados de higiene pessoal. E, na sequência, participar do ato conjunto de várias marcas de sabonete para fortalecer hábitos de higiene para combater a covid-19, foram emblemáticos.

E as ações criativas de comemoração dos seus 150 anos em 2020, foi um presente em dose tripla para os cariocas: na reabertura do Bondinho do Pão de Açúcar eles puderam ver parte da história da Granado através de embalagens e rótulos em exposição e viveram a experiência de banheiros imersivos registrando momentos da evolução da empresa; ali mantiveram-se protegidos com álcool 70 ao longo dos trajetos no parque; e para os atletas da Cidade, foi realizada a Corrida Virtual Granado – uma experiência positiva para o participante com um kit completo de produtos para os atletas, e para a Granado, que encerrou as inscrições um mês antes do previsto (mesmo tendo ampliado por duas vezes o limite originalmente previsto).

E, ao longo do ano, manteve-se ativa, com lançamento de produtos e presença no ambiente digital.

Conexão com os consumidores sempre foi o foco das mensagens e dos recursos que a Ipiranga desenvolve há muito tempo para apoiar seus clientes. E o aplicativo Abastece Aí já em uso desde …. foi um elemento importante para cuidar dos clientes permitindo o pagamento por meio dele: com distanciamento, sem cartão, sem dinheiro. Para aqueles clientes que estão na estrada – e mantêm o país abastecido – o aplicativo Pro Frota incorporou o programa Saúde na Estrada, protegeu os caminhoneiros com vacinação contra a H1N1 e distribuiu kits de higiene e informações de como aplica-los em suas rotinas. O lançamento de uma nova unidade de negócios de pagamentos digitais – no Grupo Ultra – acelera agora o processo de inovação na Ipiranga, fortalece o Abastece Aí – incluindo agora o Km de Vantagens permitindo cash back em vários serviços e novas soluções serão desenvolvidas para que o aplicativo resolva várias jornadas dos clientes. A combinação de ações de pronta resposta e campanhas de informação logo no início da pandemia e, no momento em que as vacinas surgem como solução para frear seu avanço, a importância de levar a mensagem de esperança num novo futuro pós-covid-19, tendo seus funcionários como protagonistas é emblemática.

Ainda que a pandemia tenha afastado as pessoas umas das outras, a Microsoft esteve presente para habilitar a transformação digital, para pessoas e organizações e combater esse efeito. Ainda que o céu tenha ficado fechado e cheio de incertezas, a era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente – compromissos da Missão da companhia – fizeram com que ela se juntasse a empresas e organizações para unir esforços e superar a crise global causada pela Covid-19.

Com o programa Microsoft Mais Brasil, promoveu o fortalecimento da empregabilidade via treinamento digital para milhões de brasileiros, qualificando e inserindo pessoas no mercado de trabalho por meio da Escola do Trabalhador 4.0, estimulando startups e desenvolvedores por meio da conexão do programa Microsoft Mais Brasil com a Microsoft Reactor Brasil – a primeira na América Latina-, onde profissionais de tecnologia podem se conectar com a comunidade local e gerar novas sinergias para impulsionar a inovação em suas organizações. A iniciativa do aplicativo Mães da Sé, que faz parte da iniciativa mundial da Microsoft, AI for Good -, faz uso da IA – Inteligência Artificial – para encontrar pessoas desaparecidas a partir do uso de imagens. E o esforço para aplicar a IA na preservação ambiental já acontece em parceria com a organização SOS Mata Atlântica para monitorar a qualidade das águas dos rios e na iniciativa de monitorar a região amazônica quanto a situações de risco e ações de preservação ambiental.

Consciência e missão corporativa claras, num ano conturbado como 2020, levou 600 mil Polenghinhos àqueles mais necessitados por meio do governo estadual de São Paulo e a Polenghi cumpriu sua missão de “bem alimentar as pessoas”. Solidariedade e empatia são forças utilizadas não apenas nas situações emergenciais, mas no dia-a-dia, para cuidar das pessoas, dos funcionários e, no âmbito da responsabilidade social, apoiar um instituto de prevenção ao câncer infanto-juvenil e dar assistência a comunidades carentes da Bahia.

Além disso, a Polenghi manteve-se atenta às mudanças de comportamento dos consumidores, renovando embalagens do Frescatino – reforçando suas características de leve e saudável–. e por conta desta época de restrições, lançou o Fondue Club do Molho Cheddar, que faz o consumidor levar para casa a atmosfera dos restaurantes de fondue, reinventando o consumo dentro de casa.

Conectividade e Coletividade – dupla forte para combater a pandemia e transformar tecnologia em liberdade. Muitas das restrições impostas pela crise da Covid-19 foram contornadas pela tecnologia da TIM e seus planos de mobilidade, pelas ações de comunicação e pela inovação. Um exemplo foi a oferta conjunta TIM e C6 Bank – um movimento arrojado que mostra uma postura proativa e dá o exemplo de como “Imaginar as Possibilidades”, sua assinatura que convida os clientes a enxergarem o que vem pela frente de forma positiva e mostra que a TIM estará ao lado deles em seus novos desafios.

A parceria TIM – C6 Bank trouxe, além de uma oferta atraente de dois serviços sedutores e essenciais, o exemplo concreto de como se pode “imaginar e correr atrás das possibilidades”. Inovar é preciso: hoje e amanhã. E a leveza, neste período sensível, foi trazida pelo alto astral da cantora IZA combinando sua coragem, engajamento, liberdade e respeito à diversidade com características presentes no dia-a-dia da TIM, em seus valores e práticas. Definitivamente, um conjunto de ações voltadas à satisfação dos clientes e à inovação para manter o “olhar para o novo” neste período de dificuldades.

E “estar ao seu lado” esteve presente no projeto “Ação Solidária”, no qual apoiou pequenos comerciantes pelo rádio, divulgando produtos e serviços deles na Rádio Transcontinental e em seus canais nas mídias sociais – fortalecendo ainda mais a dupla de combate à Covid-19.